Fitoterapia

Fitoterapia

O termo Fitoterapia deriva do grego, onde therapeia significa tratamento (do verbo therapeuo, “tratar”, “cuidar”) e phyton vegetal, sendo que se refere ao estudo das plantas medicinais e suas aplicações na prevenção, recuperação da saúde e cura das doenças.

A Fitoterapia (ou Terapia das Plantas) é considerada uma especialidade médica, na área da medicina alopática, mas muito utilizada, também, como uma ciência e prática integrativa e complementar.

A Fitoterapia é uma ciência que engloba o tratamento com o uso das plantas, as preparações fitofarmacológicas e os medicamentos fitoterápicos.

Pesquisas científicas comprovaram que o tratamento por meio dos vegetais oferece soluções eficazes e mais baratas para o tratamento de distúrbios e doenças. A Fitoterapia é bastante usada no combate a doenças infecciosas, doenças alérgicas, disfunções metabólicas e traumas e desequilíbrios diversos.

Segundo o Ministério da Saúde, através da Portaria 971, de 03/05/2006, a Fitoterapia é uma terapêutica caracterizada pela utilização de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, sem o uso de substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal.

Envie uma Mensagem

Um email será enviado para o proprietário